top of page
Foto do escritorValeska Petek

Plano de Carreira Próprio: 4 passos para montar o seu


Não é à toa que as empresas que prometem oportunidades de crescimento são tão atrativas aos candidatos. A chance de aprendizado, avanço de cargo e aumento salarial é o que move a maioria dos profissionais (mesmo quando outros fatores também estejam nessa equação, como o equilíbrio com a vida pessoal, por exemplo). É daí que ouvimos tantas empresas anunciarem "aqui há um plano de carreira para você, venha trabalhar conosco!".

Há casos em que esse plano não vai muito além de uma tabela de cargos e salários. Mesmo assim, ainda que esse plano exista de forma estruturada e clara, ele está alinhado com os SEUS objetivos?

A única forma de responder a essa pergunta é tendo o SEU plano de carreira. Assim, depois, será possível comparar com o proposto pela empresa. Neste artigo, te ensino como montar o seu.

Vem comigo! 👇

"Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve", já dizia Lewis Carol em Alice no País das Maravilhas.

Assim, o primeiríssimo passo será definir seus objetivos de carreira. Falo mais sobre isso nestes artigos:




Em seguida, partimos para as análises, e aqui sugiro considerar quatro blocos:


1) EDUCAÇÃO 📚

Slide "Educação" do 3º encontro do curso Meu Plano de Carreira com Valeska Petek.


  • Liste os tópicos sobre os quais tem algum conhecimento. Sugiro considerar graduação (e níveis seguintes), cursos extras, certificações, idiomas, softwares e o que mais for relevante;

  • Em seguida, liste os tópicos necessários para o seu "eu do futuro". O que mais ele(a) saberá?;

  • Por fim, identifique seus gaps (a diferença entre o seu "eu" do presente e o do futuro). Essa lista irá alimentar seu plano de ação depois.


Vale lembrar que há diversas formas de aprendizado, formais e informais. Leia mais em "Faço pós-graduação?": entenda por que nem sempre você precisa de uma.


2) EXPERIÊNCIAS 💪

Slide "Experiências" do 3º encontro do curso Meu Plano de Carreira com Valeska Petek.


  • Liste as áreas nas quais tem alguma experiência. Sugiro considerar trabalhos formais, informais, freelas, voluntariado e o que mais for relevante;

  • Em seguida, liste os tópicos necessários para o seu "eu do futuro". Quais experiências ele(a) terá?;

  • Por fim, identifique seus gaps (a diferença entre o seu "eu" do presente e o do futuro). Essa lista irá alimentar seu plano de ação depois.


Vale lembrar que há diversas formas de se ganhar experiência. Leia mais em Precisa Ganhar Experiência? Considere uma vaga "trampolim".


3) SOFT SKILLS 💡

Slide "Soft Skills" do 3º encontro do curso Meu Plano de Carreira com Valeska Petek.


  • Liste as habilidades comportamentais que você possui. Sugiro considerar percepções vindas de fontes diversas além da autoanálise, como testes de perfilfeedbacks e o que mais for relevante;

  • Em seguida, liste os tópicos necessários para o seu "eu do futuro". Quais habilidades ele(a) terá desenvolvido?;

  • Por fim, identifique seus gaps (a diferença entre o seu "eu" do presente e o do futuro). Essa lista irá alimentar seu plano de ação depois.


Vale lembrar que as habilidades utilizadas em uma área podem ser aplicadas a diversas outras, sem que seja necessário começar "do zero". Leia mais em Habilidades Transferíveis: e como usá-las para trocar de emprego.


4) NETWORKING 🤝

Slide "Networking" do 3º encontro do curso Meu Plano de Carreira com Valeska Petek.


  • Liste como é a sua rede de contatos hoje. Sugiro considerar grupos de pessoas conhecidas em estudos, trabalho, hobbies e o que mais for relevante;

  • Em seguida, liste os tópicos necessários para o seu "eu do futuro". Com quais grupos de pessoas ele(a) terá se relacionado?;

  • Por fim, identifique seus gaps (a diferença entre o seu "eu" do presente e o do futuro). Essa lista irá alimentar seu plano de ação depois.


Vale lembrar que é possível fazer networking de forma não-interesseira, em que todos se beneficiem. Leia mais em Networking Saudável: como torná-lo um aliado da sua carreira.


Plano de Carreira precisa de um plano de ação. Senão, é apenas uma bela lista de desejos.

Por fim, as colunas do meio, chamadas de gaps (a diferença entre o seu "eu" do presente e o do futuro), nos fornecem um direcionamento claro do que precisa ser desenvolvido para alcançar o objetivo desejado. A partir delas, crie um plano de ação (metodologias como a 5W2H ou similares caem bem para essa finalidade).

Não importa o tamanho do seu objetivo: ser promovido, trocar de emprego ou até de profissão... sempre há um plano de carreira que realmente combina com você! :)


O que fazer agora?


-

Artigo publicado originalmente aqui.

Comments


bottom of page